quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

ANIVERSÁRIO - VILA FORMOSA



Matéria para o site da Prefeitura Municipal de São Paulo

Por Zé Renato Rodrigues


VILA FORMOSA COMPLETOU 90 ANOS DIA 12 DE OUTUBRO. SEU ANIVERSÁRIO FOI COMEMORADO COM MUITA FESTA

Vila formosa foi fundada em 1923. Neste dia 12 de outubro, o bairro completou 90 anos e seu aniversário foi comemorado com muita festividade. O evento aconteceu no Mercado Municipal Antonio Meneghni, mais conhecido como Mercadão da vila Formosa, por ser um dos pontos de encontro e fluxo de pessoas no bairro. 

O administrador do Mercado, Rogério Gomes e o presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal da Vila Formosa, (APEMUF), Marcelo Lopes, juntos, tiveram a iniciativa de prestar uma homenagem aos moradores antigos, mostrando o respeito pela história do bairro, exibindo um documentário que resgata a biografia da Vila Formosa.



 “É uma história bonita que conta momentos difíceis na trajetória de um povo que acreditou no progresso de um lugar no meio do nada. O filme “Vila Formosa – Do luxo ao Lixo, do Lixo ao Luxo”, foi produzido com a parceria da Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, Programa de Fomento ao Cinema de São Paulo e do vídeo Express. Em alguns momentos do filme, os mais idosos tiveram que enxugar as lágrimas pela emoção. Por outro lado, criança que participou do roteiro do documentário emocionou criança que assistia. Percebo que além de resgatar uma história, de prestar uma homenagem, é mais que isso, é uma ação cultural, a qual incentiva os jovens a lutarem por um objetivo e acreditar no futuro”, diz Rogério.




          A primeira apresentação depois do desfile foi a arte marcial coreana, o Hapki-dô. Uma arte especializada em defesa pessoal, que ensina técnicas para se defender de armas como: facas, espadas, bengalas e outros objetos.  Crianças e adultos assistiam atentamente os golpes e as defesas dessa prática coreana apresentada pelos atletas da Academia Pró- Fítness. “No início dos tempos, as artes marciais já eram praticadas não só pelo exercício físico dos monges, mas para que determinados povos lutassem por seus objetivos”, explicou o Profº Celso Rodrigues, responsável pela apresentação do grupo. 

Por ser uma data que comemora o dia das crianças, as vovós, como são chamadas, as Senhoras da Associação Amigos para Sempre, da terceira idade de Vila Formosa, distribuiu lanches, doces e refrigerante para as crianças e adultos. Enquanto os pequeninos que farão parte da grande sociedade amanhã, brincavam felizes nos mais diversos brinquedos. “É muito gratificante poder ajudar as pessoas. Todas essas senhoras se dedicam em prol do próximo. Na nossa associação que fica aqui na Vila Formosa, rua: Chamatu nº 4 promove: Bazar Beneficente, Feira de Artesanato e bingo. oferecemos aulas de ginástica, terapia em grupo, caminhada. Prestamos assistência aos doentes, como cadeira de roda, cama hospitalar, muletas etc. Também distribuímos cestas básicas às famílias carentes da comunidade”, disse Aparecida Caíres, secretária e coordenadora de eventos da ASS.

 “A gente fica muito feliz em ver tanta criança brincando, os mais idosos dando exemplo de generosidade, numa ação solidária. É disso que o mundo está carente, pessoas que pensam no seu próximo. A história da Vila Formosa nunca vai morrer, e nem pode. Estas crianças, no futuro irão se lembrar desta data e da importância da união de uma comunidade”, comenta o administrador do Mercado e o presidente da APEMUF.




Sobre o Mercado

Inaugurado em 18 de Janeiro de 1971, com uma área constituída de 3.000 m², o Mercado Municipal de Vila Formosa surgiu com a finalidade de melhor abastecer a população de Vila Formosa e região. O espaço trouxe também, para os moradores das adjacências, mais opções de gêneros alimentícios.
O Mercadão é composto por 21 boxes e um estacionamento com 100 vagas que atende cerca de 50.000 pessoas por mês. Trabalham diariamente 170 funcionários, que fazem do local um ponto diferenciado para o atendimento ao público. Os preços são acessíveis para todas as classes sociais. Veja mais informações no site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário