sábado, 30 de março de 2013


13/07/2012 14h37

O Mercado Municipal Dr. Americo Sugai em São Miguel Paulista comemora 45 anos

Servindo bem a população, com grandes histórias e muita festa
Imagem do post
José Agostinho da Silva, mais conhecido por Agostinho, é filho de um dos mais antigos permissionários do Mercado de São Miguel. Ele guarda com carinho a foto amarelada pelo tempo, de seu querido pai falecido em 1986, que aparece na foto, sentado na banca em meio aos funcionários.
O Mercado Municipal Dr. Américo Sugai - São Miguel Paulista, foi inaugurado em 6 de julho de 1967. Está localizado na Av. Marechal Tito n º 567, no coração de São Miguel Paulista, um dos bairros mais importantes da Zona Leste da Capital de São Paulo . Construído com três pavilhões, sendo eles “A”, “B” e “C”, com ampla estrutura, oferece bom atendimento à população. Sua construção estimulou o centro comercial do bairro. 
Nascido em Portugal, natural de Ilha da Madeira, veio para o Brasil aos 4 anos de idade. Eram seis na família, seu pai, sua mãe, dois irmãos, uma irmã e ele. Agostinho conta que vieram de Portugal em 1955 diretamente para Poços de Caldas – MG. Eles foram morar em uma fazenda num bairro por nome Campestrinho, que fica 15k do centro da cidade. Cultivavam batata, vendiam no atacado para o Mercado Municipal de Poços de Calda, ainda hoje instalado no mesmo local, região central de Poços de Caldas.
Agostinho que é proprietário  dos boxes 14, 15 e 16 (Frutas – Legumes e Verduras), explica como tudo começou: “Eu era ainda adolescente quando meu  pai decidiu  tentar  a sorte na Capital mais famosa do Brasil,  São Paulo.  Viemos morar na Zona Leste da Capital, Itaquera, e ao inaugurar o Mercado de São Miguel,  ingressamos  no ramo do comércio; meu pai sempre teve paixão pela agricultura, porém, migramos  da  linha de produção para comercialização de  produtos hortaliças. O Mercado de São Miguel, no início não tinha Box, era tabuleiro de madeira. Não havia praça de alimentação, os produtos eram mais hortifruti”, diz Agostinho.
José Luiz de Souza da Silva, pertencente à terceira geração da família Silva, é sobrinho de Agostinho, portanto seu sucessor. Luizinho, como é popular no Mercado, relata que é prazeroso trabalhar nesse ramo que tradicionalmente segue.  Luizinho fala que é muito feliz no que faz, conta que aprende muito com seu tio no dia-a-dia.  “carrego essa tradição de herança do meu avô, principalmente respeitar os fregueses.  É uma coisa que ele aprendeu com meu avô e passou pra mim: o trabalho honesto dignifica o homem. A coisa mais boa é retornar pra casa  depois de um dia de trabalho, sabendo que atendemos os amigos, nossos fregueses, geralmente são amigos de longos anos, geralmente filhos de fregueses do meu falecido avô”, completa Luizinho.

Atualmente, no Mercado há 40 boxes distribuídos em, pavilhão “A” que podem ser encontrar produtos dos mais variados gêneros: doces, massas, laticínios, peixes, carnes miúdos de origem animal e aves. O pavilhão “B” oferece as melhores frutas e verduras em seu estado natural e processadas, além de temperos, produtos orientais, utilidades domésticas, avícola, peixaria, laticínios, lanchonetes, padaria, quiosque de milk shake, adega, doçaria especializada em chocolates, o melhor yakisoba da região e sorveteria com os melhores sabores. No pavilhão “C” pode ser encontrada toda a linha de produtos para lanchonetes, temperos, choperia, também doceria, uma unidade do Banco do Povo, restaurante de comida típica nordestina, mercearia e uma estrutura de sacolão com frutas, legumes e hortifrutes, sempre fresquinhos e um Pet Shop. Com amplo estacionamento para os clientes.

Dia de festa em comemoração aos 45 anos do Mercado Dr. Américo Sugai mais conhecido como o Mercado de São Miguel Paulista

O Mercado Dr. Américo Sugai que sempre serviu a população de São Miguel Paulista e colaborou com a expansão da região comemorou seus 45 anos com grande festa preparada com carinho pela A ACOMESPA (Associação dos Permissionários do Mercado de São Miguel Paulista). Permissionários, funcionários e clientes se esbaldaram com uma festa que além de festejar os 45 anos do Mercado, aproveitou para também homenagear os 100 anos de Luiz Gonzaga ao som do “Trio da Lua” que levou o repertório nordestino para o Mercado Dr Américo Sugai nos seu 45 anos de histórias para se orgulhar. 

O horário de funcionamento do Mercado é de segunda à sábado das 8h00 às 19h.


Serviço:
Supervisão de Mercados e Sacolões

Texto: Zé Renato Rodrigues
Foto atual: Zé Renato Rodrigues

Link:http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/abastecimento/noticias/?p=43334

Nenhum comentário:

Postar um comentário